Na semana de 18 a 22 de setembro de 2023, o MUF teve a satisfação de organizar atividades, junto com centenas de museus de todo o Brasil, para a 17ª Primavera dos Museus, cujo tema foi: Memória e Democracia – pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas.
Nos dias 18 e 19 de setembro recebemos em nossa base algumas turmas de alunos do CIEP João Goulart, do Projeto Acolher e do Favela Hub para brincadeiras diversas, contação de histórias e de poemas – tudo girando em torno do reconhecimento da importância dos indígenas para a construção da democracia em nosso país.
Queremos agradecer aos parceiros do Programa “Da Periferia à Universidade”, alunos e professores que estiveram conosco nesses dois dias, repartindo suas experiências. Queremos agradecer, também, ao Museu do Índio que nos cedeu com tanta generosidade um material riquíssimo para as atividades e que muito encantou as crianças e adolescentes. E agradecemos, também, aos parceiros locais – Cidade Integrada e o Viva Rio – no apoio logístico do Varal Cultural que preparamos no hall dos elevadores.
No dia 22 de setembro organizamos, em nossa base, uma roda de conversa sobre Empreendedorismo LGBT+. Tivemos a
participação da jornalista Ana Muza, idealizadora do Jornal Comunitário PPG Informativo, mulher lésbica e mãe solo, e da mulher trans Myrella Kar que, atualmente, está assessorando a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do RJ e é também voluntária do PPG Informativo.
A conversa foi mediada por Sidney Silva, sócio fundador do MUF. As duas compartilharam suas memórias enquanto pessoas LGBT+ periféricas e atuantes no território, bem como suas dificuldades e superações profissionais.
E, por fim, ainda no dia 22 de setembro, o Museu de Favela participou do lançamento do livro “Museologia Comunitária LGBTQIA+ e outros ensaios Queer Interseccionais” de Tony Boita e Jean Baptista. Essa atividade foi transmitida pelo canal do Youtube do Museu da Diversidade Sexual.
Saiba Mais – A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. (Texto IBRAM)
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.